Informativo - NOTA FISCAL ELETRÔNICA AINDA GERA DIFICULDADES
04/12/2012 - 04:14
O que lidera a lista de dificuldades na emissão da Nova
versão da NF-e é a falta de conhecimento
A adaptação
para a nova versão da Nota Fiscal Eletrônica 2.0, válida desde abril deste ano,
revelou aos contribuintes um novo conceito da fiscalização tributária no
Brasil. A nova geração trouxe um regime mais detalhado no preenchimento dos
campos de dados com o objetivo de dar mais credibilidade às informações
fornecidas pelas empresas perante a Secretaria da Fazenda.
Por outro lado, a emissão da NF-e, que também deveria ser simples, além de
dispensar o papel, exige do contribuinte uma dose a mais de paciência. No caso
da pessoa física, é preciso fornecer o nome completo, endereço e CPF. Já à
pessoa jurídica é solicitado o nome, endereço, telefone e CNPJ.
Este processo, apesar de estar exigindo um esforço monumental das empresas
neste momento, visa privilegiar os bons empresários e profissionalizar os
processos. Com a segunda geração de NF-e, a maioria dos dados é analisado e,
consequentemente, os contribuintes terão mais riscos em relação a multas ou
ilegalidades com o Fisco. Para a empresa, o preenchimento é ainda mais
detalhista.
A emissão da NF-e depende do fornecimento de informações referentes a cada
produto adquirido pelo consumidor, como Razão Social, Inscrição Estadual,
Nomenclatura Comum do Mercosul (NDM), Código Fiscal de Operações e Prestações
(CFOP), a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e a
determinação do novo layout da Secretaria da Fazenda.
Quando a empresa faz uma venda, ela emite o documento no sistema próprio e um
aviso é enviado para o cliente que poderá imprimir a nota ou simplesmente
consultá-la online. A carga tributária e responsabilidades legais são as
mesmas.
DEZ MANDAMENTOS DE QUALIDADE DO DIA-A-DIA
- Ao acordar,
não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No
máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez
mais produtivo. Pensar Positivo é Qualidade.
- Ao entrar
no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirige o olhar, mesmo
não sendo colega de sua área. Ser Educado é Qualidade.
- Seja
metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal, disponibilizar os
recursos ao seu redor. Comece relembrando as notícias de ontem. Ser Organizado é Qualidade.
- Não se deixe
envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não
saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permita obter um
parecer correto sobre o assunto. Ser
Prevenido é Qualidade.
- Quando for
abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe
procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele
ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. Ser Atencioso é Qualidade.
- Não deixe
de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche, mas
respeite suas necessidades humanas. Aquela tarefa urgente pode aguardar
mais 30 minutos. Respeitar a Saúde é Qualidade.
- Dentro do
possível tente agendar tarefas (comerciais e sociais) para os próximos 10
dias. Não fique trocando datas a todo momento, principalmente a minutos do
evento. Lembre-se, você afetará o horário de vários colegas. Cumprir o Acordo é Qualidade.
- Ao
comparecer a estes eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente
suas idéias. E divulgue-as sem receio. O máximo que pode ocorrer é alguém
poderoso - ou um grupo - não comprá-la. Em dois ou três meses, talvez você
tenha chance de mostrar, com mais ênfase, que estava com a razão. Saiba
esperar. Ter Paciência é Qualidade.
- Não prometa
o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você
ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para
construir. Falar a Verdade é Qualidade.
- Na saída do
trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a
família, o que lhe dá segurança para desenvolver suas tarefas com
equilíbrio. Amar a Família é a Maior
Qualidade.
* Haroldo P. Barbosa é poeta, autor
de livros e artigos e matemático.